22.9.13

Curta Iguassu inicia as atividades disseminando conhecimento


“Participantes tiveram a oportunidade de aprimorar os conhecimentos na área de cinematografia com oficinas ministradas por profissionais renomados da América Latina”

 

Por Fábio Canhete
Começou neste sábado (09), às atividades do Festival Curta Iguassu. Mesmo ainda faltando seis dias para o auge do festival (largada da Maratona Cinematográfica). Os participantes já sentiram o gosto e entraram no clima cinematográfico. Cerca de 50 pessoas aumentaram seus conhecimentos participando das quatro oficinas realizadas ao longo do sábado e distribuídas pela cidade.

No Ecomuseu de Itaipu foi realizada a oficina de produção com o professor Ruan Ferreira de Asunción, Paraguai. O hotel Bella Itália foi auditório para as discussões sobre documentário, e Som, e a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu foi palco para a oficina de Videodança, que também trouxe uma experiência internacional para enriquecer o festival, Charo Venegas da ARG. 

Nas oficinas são abordados temas históricos e do cotidiano, a exemplo dos ensinamentos do palestrante cineasta Guilherme Castro de Porto Alegre, pro
fessor universitário com grandes prêmios na sua carreira como o filme “A terra prometida”, vencedor do Kikito de melhor direção, filme e atriz. Com o seu conhecimento ele gerou a discussão nos participantes sobre a interação do diretor nos materiais, mostrando que os documentários são historias contadas a partir da ideia de uma pessoa, o diretor, e não da forma que realmente são. Então ele ensinou maneiras de minimizar esse fato.

A estudante peruana Cynthia Quitoram que cursa o quarto semestre de Cinema na Unila, resaltou que as discussões são de extrema importância para os estudantes que buscam informação “é a segunda oficina que faço, sempre aprendo muito, como nessa sobre documentário onde eu mudei minha forma de entender o papel do diretor no documentário, sobre a sua influência no resultado”. Cynthia por sua vez é a comprovação da diversidade cultural e de nacionalidades diferentes presentes no evento. 

O som também ganhou atenção dos estudantes, foram apresentados equipamentos e técnicas para capitação de áudio em diversas situações.

As atividades continuam pela semana toda. No domingo está programada uma atividade de interação para as equipes da Maratona Cinematográfica, com o Projeto Roda Aí – RPC TV, onde serão passadas dicas sobre produção para TV. O encontro será em Purto Iguazu na Argentina a partir das 15h30, no Hotel Village Cataratas.

Maratona Cinematográfica

A competição ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de setembro de 2013. O trabalho final devidamente editado deve ser entregue no dia 29 de setembro até às 11h. A exibição pública dos filmes será feita no mesmo dia, a partir das 20h00, em local a ser definido e divulgado no sítio oficial do FESTIVAL CURTA IGUASSU.

Sobre o Curta Iguassu 

O Curta Iguassu é um festival realizado na região trinacional do Iguaçu, a ideia foi inspirada no conceito desenvolvido em Chicago, Estados Unidos. A primeira edição em Foz do Iguaçu, no ano passado, com centenas de profissionais de diversos Países da América Latina, tendo sido produzido 16 curtas metragens que utilizaram como cenário o dia a dia do Brasil, Paraguai e Argentina.

O evento é realizado pelo Instituto Internacional Polo Iguassu e conta com o apoio de diversas empresas e instituições governamentais da cidade e da região. E conta com o patrocínio da Itaipu Binacional.

CAPA DO BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário