22.10.12

Festival é lançado oficialmente

O lançamento oficial do Festival Curta Iguaçu se realizou na quarta-feira passada, dia 10, nas instalações do Iguaçu Boulevard. O evento contou com a participação especial do cineasta, roteirista, diretor de teatro e cine-TV, Augusto Vanucci, que afirmou que "é um prazer participar dessa proposta cultural tão enriquecedora para os amantes e profissionais do audiovisual. Hoje em dia existem muitos avanços tecnológicos que levam a uma fácil produção fílmica, no entanto, esse tipo de espaço se desenvolve como articulador e incentiva muitos jovens a criar de maneira original".

Este grande encontro acontecerá de 25 de novembro até 1 de dezembro, com uma vasta e rica programação em diferentes espaços da chamada Tríplice Fronteira. Contará com cineconcertos, exibições cinematográficas e oficinas especiais. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através da página web: www.curtaiguassu.com, até dia 10 de novembro.

Após as palavras de Vanucci foram projetados três curtas realizados por ele, dois feitos no Brasil e um nos Estados Unidos que foi criado exclusivamente para um trabalho universitário da New York Film Acadamy, onde estudou grande parte de sua carreira como cineasta. Dessa maneira, o diretor interou os presentes dos diferentes processos fílmicos e artísticos pelos quais transitou. Vale dizer que grande parte de seus trabalhos foram feitos de maneira quase artesanal, com técnicas e materiais hoje em dia inexistentes, deixando um pouco de lado os novos métodos criativos aos quais todos que trabalham com cinema atualmente devem se adaptar.

Por sua vez, o ator e produtor de cooperação internacional, Moa Ferreira, que em conjunto com o jovem Alexandre Andreatta se encarregam da organização do evento, deixou escapar palavras de alegria e compromisso com a cultura em Foz do Iguaçu no início do lançamento. Também explicou que o festival será um encontro inédito na cidade e reunirá centenas de amadores e profissionais de diferentes países em um só lugar, para debater, analisar e, acima de tudo, criar material audiovisual tendo como inspiração a região da Tríplice Fronteira, lembrando que o evento envolverá cidadãos de Puerto Iuguazú (Argentina), Ciudad del Este (Paraguai) e Foz do Iguassu (Brasil).

Festival Curta Iguassu 

Esse modelo de festival foi criado nos Estados Unidos mas atualmente acontece em Dublin (Irlanda) e Braga (Portugal), e tem como principal objetivo a realização de um curta-metragem de no máximo três minutos e meio, em apenas 48 horas. Antes da Maratona Cinematográfica, serão oferecidas oficinas dirigidas por especialistas na área. O encontro também tem uma fanpage na rede social Facebook, você pode obter mais informações buscando: Curta Iguassu - The Fast Forward Filmaking Festival.

O festival conta com os seuintes apoiadores: Universidade Federal da Integração Lainoamericana - Unila, Fundação Cultural de Foz do Iguassu, Vision Art, Iguassu Film Comission, Iguassu Boulevard, Sind Hotéis e Cheff Lopes. Além da Aência Nacional de Cinema (ANCINE), Coletivo Fora do Eixo (Brasil), Coletivo Jopara (Paraguai), Foro Entre Frontera (Argentina), Cooperativa Cultural Velha à Branca, Associação de Cinema e Vídeo do Paraná, Secretária Estadual de Cultura do Paraná, SESC, Instituto Federal do Paraná, Cine Club Sunset Boulevard, Aliança Francesa e do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário